quinta-feira, 5 de maio de 2022

LER - Salão Carioca do Livro inicia sua 4ª edição

De volta ao Píer Mauá, no Porto Maravilha, Rio de Janeiro, o LER – Salão Carioca do Livro inicia a sua 4ª edição na próxima segunda (09).

Esta edição será a maior e mais longa: ocupará os armazéns 3, 4 e 5, do Píer Mauá e o entorno do Porto Maravilha, até o dia 15 de maio. A expectativa da organização é atrair cerca de 200 mil pessoas, a maior parte delas estudantes e professores.

Mais do que um festival, a LER tem ajudado a diversificar ainda mais o alcance da literatura. Nos últimos anos, o evento abriu as portas da maior biblioteca do Estado do Rio de Janeiro, a Biblioteca Parque, contribuiu para as Bibliotecas da Rocinha de Manguinhos e incluiu na sua grade, o Encontro do Educador, que reúne professores de todos os níveis de ensino. Continuando com seu objetivo de estimular a paixão pela leitura, a 4ª edição do evento quer atrair os jovens estudantes à cena literária de forma abrangente e democrática, além de oferecer aos participantes uma programação multicultural.

A LER 2022 terá 30 espaços com atividades contínuas; mais de 500 escritores, autores e artistas; dezenas de editoras e livrarias com milhares de livros; peças, oficinas, atrações e intervenções literárias. Segundo um dos curadores, Julio Silveira – responsável pelo Café do Livro SESC, espaço reservado para bate-papos entre autores com diferentes perspectivas – a LER é mais que um evento. “Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem sido perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua”, conta.

LER 2019
LER 2019

Além do Café do Livro, o evento terá o Palco da Palavra, focado no público adolescente; o Vox & Vez, que mistura literatura, música e audiovisual; o Jardim Literário, com curadoria de Volnei Canônica e que foca no público infantil; o Ler em Movimento, focado na diversidade cultural; entre outros espaços.

Na programação, o público terá acesso a oficinas, conversas, saraus, contação de histórias, intervenções poéticas, peças teatrais, exposições, homenagens e bate-papos com autores renomados, entre eles, nomes como Valter Hugo Mãe, Eduardo Bueno, José Eduardo Agualusa, Thalita Rebouças, Luciana Savaget, Thiago Lacerda, Lenine, Vagner Fernandes, Tatiana Salem Levy, Maitê Proença, MV Bill, Xico Sá, Isabela Freitas, Elayne Baeta, Camila Pitanga, Vinicius Terra, Chris Fuscaldo, entre outros.

Encontro LER do Educador

A LER também terá um espaço pensado para professores, diretores, mediadores de leitura e demais profissionais da área de Educação. A programação conta com diferentes autores e profissionais de áreas diversas e multidisciplinar. Com cinco dias de duração e acontecendo simultaneamente à LER – Festival do Leitor, entre os dias 09 e 13 de maio, das 14h às 21h, o Encontro LER do Educador reforça do pilar do livro como instrumento de transformação.

Na programação, nomes como Luciana Savaget, Carla Faour, Rodrigo França, Jonathan Raymundo, Alexandre Cherman e Mona Vilardo.

História da LER

A primeira edição aconteceu em novembro de 2016 e recebeu 84 mil pessoas. A segunda, em 2018, reabriu a Biblioteca Parque Estadual fechada desde 2016. Já a terceira edição aconteceu em novembro de 2019 e recebeu mais de 51 mil estudantes das redes pública e particular, 1.100 escritores, autores, ilustradores e artistas convidados, 750 atividades em 30 palcos e espaços e 125 pequenas editoras, editoras artesanais e livrarias. Ao todo, foram mais de 185 mil pessoas circulando no evento.


https://www.publishnews.com.br/materias/2022/05/03/ler-salao-carioca-do-livro-inicia-sua-4-edicao-na-proxima-semana