sábado, 18 de janeiro de 2020

UM MÊS SEM ISBN

Biblioteca Nacional antecipa o fim do serviço de emissão do IBSN e editores poderão ficar sem emitir o código durante o mês de fevereiro. A CBL, que assume o serviço a partir de março, diz que está tentando reverter a situação. (Publishnews)
A Fundação Biblioteca Nacional (BN), por meio da Fundação Miguel de Cervantes, publicou um comunicado a editores em que diz que não emitirá mais ISBNs a partir do próximo dia 31. A medida está em desacordo com o que foi anunciado pela Agência Internacional do ISBN, órgão que regulamenta a emissão do código identificador de livros no mundo. Pelo que tinha sido acordado e comunicado pelo Agência Internacional é que a BN ficaria responsável pela emissão até o último dia de fevereiro, quando a Câmara Brasileira do Livro (CBL), por meio da Metabooks, assumiria o processo.
A BN é responsável pelo ISBN no Brasil desde 1978, mas o convênio não foi renovado com a Agência Internacional, o que abriu caminho para a CBL assumir o serviço.
Por nota, a Câmara informou que está em “contato com a Agência Internacional do ISBN para discutir alternativas para a continuidade do fornecimento do serviço” e que “não medirá esforços para que os editores e usuários do ISBN não sejam prejudicados”.
Íntegra do comunicado da Fundação Biblioteca Nacional
ENCERRAMENTO
A Agência encerrará suas atividades externas no dia 31/01/2020 – 6ªf.
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS
VIA ONLINE
As solicitações devem ser feitas SOMENTE até o dia 31/01/2020 ATÉ AS 17:00;
Após essa data, todas as opções serão “bloqueadas” para todos os serviços;
Os boletos bancários só poderão ser gerados até o dia 31/01/2020 ATÉ AS 17:00 e terão a validade de 3 dias para pagamento. Após esse período, caso não tenha efetuado o pagamento e gerado o boleto NÃO PODERÁ REFAZER A SOLICITAÇÃO, ou seja, NÃO SERÁ REALIZADO NENHUM SERVIÇO;
As solicitações colocadas “em pendência” devem ser resolvidas/corrigidas de imediato. Caso não sejam, serão REPROVADAS e NÃO PODERÃO mais solicitar tais serviços.
Neste caso, o editor TERÁ que solicitar a DEVOLUÇÃO DO PAGAMENTO EFETUADO;
As solicitações REPROVADAS, os editores TERÃO que solicitar a DEVOLUÇÃO IMEDIATA DO PAGAMENTO EFETUADO.
IMPORTANTE: prazo para o editor SOLICITAR DEVOLUÇÃO = ATÉ O DIA 12/02 – 4ªF.
( Para devolução: seguir as instruções disponíveis no site link tabela de preços)
VIA CORREIOS
Só serão aceitos serviços com pagamentos efetuados até o dia 31/01/2020 (6ªf) ATÉ AS 17:00
A data limite de recebimento de correspondência – via correios, será SOMENTE até o dia 07/02/2020. Após essa data, a documentação não será aceita, ou seja, o serviço não será executado.
O pagamento enviado, será DEVOLVIDO e a documentação será DESCARTADA.
(a Agência vai enviar e-mail solicitando os dados bancários para o processo de devolução)
FICHA CATALOGRÁFICA ( via e-mail ou correios)
Só serão aceitos serviços com pagamentos efetuados até o dia 31/01/2020 (6ªf) ATÉ AS 17:00;
Só receberemos serviços SOMENTE até o dia 07/02/2020. Após essa data, a documentação não será aceita, ou seja, o serviço não será executado.
O pagamento enviado, será DEVOLVIDO e a documentação será DESCARTADA.
(a Agência vai enviar e-mail solicitando os dados bancários para o processo de devolução)
PROCESSO DE DEVOLUÇÃO
Os editores que ainda não solicitaram devolução (referente a bolsa de crédito e boleto bancário), o prazo para tal solicitação é de até SOMENTE 12/02/2020 prazo final).
(Lembrando que desde o dia 14/08/2019, os editores foram comunicados – via site e mala direta - sobre este processo de devolução)
(Para devolução: seguir as instruções disponíveis no site link tabela de preços)
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
O atendimento será encerrado no dia 31/01/2020 ( Agência, telefone e via e-mail)
A partir de 31/01 SÓ SERÃO RESPONDIDOS E-MAILS REFERENTES AO PROCESSO DE DEVOLUÇÃO (boleto de crédito, crédito e bolsa de crédito)
Caso haja alguma necessidade emergencial, a Agência entrará em contato com as editoras
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
APÓS O DIA 31/01/2020 TODOS OS SERVIÇOS SERÃO BLOQUEADOS, OU SEJA, NÃO PODERÃO SER MAIS SOLICITADOS.
APÓS O DIA 31/01/2020, NÃO ACEITAREMOS MAIS NENHUM PAGAMENTO.
(as contas – serviços e ficha catalográfica - serão “BLOQUEADAS” para créditos).
O ATENDIMENTO (Agência, telefone e e-mail) SERÃO ENCERRADOS NO DIA 31/01/2020.
SOLICITAMOS AOS EDITORES PARA QUE RESPEITEM O CRONOGRAMA DE ENCERRAMENTO.
NÃO SERÁ CONCEDIDA NENHUMA EXCEÇÃO. PARA ISSO ESTAMOS DISPONIBILIZANDO TODAS AS INFORMAÇÕES E PRAZOS COM ANTECEDÊNCIA, PARA QUE POSSAM SE PROGRAMAR.
PEDIMOS A COMPREENSÃO DE TODOS.
Íntegra da nota da CBL
Diante do comunicado divulgado no último dia 13 pela Fundação Biblioteca Nacional, em razão da decisão da FBN de antecipar o encerramento da prestação de serviços do ISBN para o dia 31 de janeiro, a Câmara Brasileira do Livro informa que já está em contato com a Agência Internacional do ISBN para discutir alternativas para continuidade do fornecimento do serviço.
A Câmara Brasileira do Livro não medirá esforços para que os editores e usuários do ISBN não sejam prejudicados.