quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

CBL vai adiantar a emissão de ISBN

Medida foi tomada depois de a Biblioteca Nacional anunciar que encerrará a prestação de serviços antes do previsto. Editores terão que fazer novo cadastro gratuitamente.  
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 23/01/2020
ISBN passa a ter casa nova a partir do início de fevereiro | © Cris Vieira / Divulgação Livraria do Comendador
ISBN passa a ter casa nova a partir do início de fevereiro | © Cris Vieira / Divulgação Livraria do Comendador
Uma verdadeira operação de guerra foi montada para que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Metabooks conseguissem encontrar uma solução para um grande problema que atormentou os editores nas últimas semanas. Desde que as fundações Biblioteca Nacional e Miguel de Cervantes anunciaram que antecipariam o fim das operações de emissão do ISBN, a entidade e a empresa de origem alemã, colocaram na rua um plano emergencial para evitar que os editores ficassem um mês sem conseguir emitir o número identificador de livros.
A previsão inicial era que a CBL e a Metabooks ó assumissem o serviço no início de março, mas agora, passarão a oferecer o serviço a partir do início de fevereiro, cobrindo a janela que seria deixada pela BN/Miguel de Cervantes.
No entanto, será necessário a realização de um novo cadastro, que será gratuito. Para realizar o pré-cadastro, clique aqui.
Relembre o caso
Desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional é a responsável no Brasil pela emissão do ISBN, número que identifica internacionalmente um livro. Numa ação de praxe, a Agência Internacional do IBSN abriu concorrência para a renovação do contrato. A Biblioteca Nacional não se candidatou, o que abriu caminho para que a CBL o fizesse. Depois de um longo período de negociação, com reuniões nas últimas feiras de Londres e Frankfurt, a CBL conquistou o contrato.
Para a operação do serviço, a Câmara elegeu a Metabooks. A empresa irmã da Feira do Livro de Frankfurt e subsidiária da Associação Alemã de Editores e Livreiros já faz a operação na Alemanha e o know how adquirido lá será aplicado aqui.
O acordo fechado entre a Agência Internacional, Biblioteca Nacional e CBL previa que o serviço seria mantido pela BN até o último dia de fevereiro e que a CBL assumiria no primeiro dia de março. Não haveria, portanto, interrupção do serviço.
No entanto, no início da semana passada, a BN emitiu um comunicado em que dizia que anteciparia o fim dos serviços para o próximo dia 31. A medida pegou editores e os novos concessionários de surpresa.
Os preços para emissão do número não sofrerão alteração, conforme garantiram a Agência Internacional do ISBN e a CBL. Atualmente, o preço de emissão do ISBN é de R$ 22 ou 36 já com o código de barras correspondente. O cadastro de novas editoras custa R$ 290.